FABRICANTES DE CARROS E O QUE SIGNIFICAM SUAS LOGOMARCAS (2)

Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficionados por carros. Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no começo do século passado e no final do anterior. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões das famílias.

Como complemento deste post aqui sobre os fabricantes de automóveis e a origem de suas marcas, consegui informações sobre outras marcas famosas:

Cadillac 

Marca famosa de carros de luxo da GM, seu emblema deriva do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, ancestral do fundador da empresa e fundador da cidade de Detroit. Tanto os carros quanto o emblema despertam atenção em todo o mundo.

                                              DKW-Vemag

O proprietário de um Vemag podia ser identificado pelo cheiro das roupas. É que do escapamento exalava um odor típico da queima da mistura de óleo na gasolina. Os que pegavam um DKW pela proa durante um congestionamento não poupavam a genitora do seu proprietário: os rolos de fumaça do escape chegavam a causar enjôos em organismos mais sensíveis. A fábrica foi inaugurada em 1956, pelo presidente JK. A antiga Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas dedicava-se, desde 1945, à importação de veículos Studebaker dos Estados Unidos, bem como à fabricação de tratores. Da união com a DKW alemã surgiu, em 1957, o primeiro veículo de passeio brasileiro, a perua Vemaguet.

                                           

                                             Fiat  

As letras brancas sobre fundo azul significam Fábrica Italiana de Automotores Turim e esse logotipo foi usado a partir de 1968. O logotipo atual (no meio) é uma releitura do emblema criado em 1935 e que foi utilizado durante 36 anos, com ligeiras adaptações ao longo do tempo.
 
 

  

                                         Jeep

   

Essa   marca vem da abreviatura em inglês de “General Purpose” (G.P., que se pronuncia “dji-pi”). Era um veículo construído para andar em qualquer terreno (daí o “general purpose”) e foi encomendado pelas Forças Armadas americanas em 1940, sendo testado por 5.000 km antes de entrar em operação na guerra. Depois de aprovado, foram construídos mais de 600.000 veículos durante a guerra e, no pós-guerra, foram feitas diversas versões “civis”, hoje inclusive com modelos de alto luxo.

 

 

                                    Lamborghini

O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e          Murciélago) têm nomes de touros famosos.

 

 

                              Mitsubishi

Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: “Mitsu” significa três em japonês; “Bishi”, diamante. Domina diversos ramos da indústria, desde a indústria de eletrônicos, naval, automobilística, atuando inclusive como empresa financeira/bancária. Tendo como termo de comparação os diamantes, o logotipo da marca e o nome são a representação da durabilidade e beleza dos seus produtos. Representa ainda o domínio do ar, da terra e dos mares, meios quem que atua.

 

 

                              Peugeot

  O leão estilizado, que representa a “qualidade superior da marca” e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações para garantir maior impacto    visual, solidez e flexibilidade de aplicação. Valorizou-se a imagem de uma empresa dinâmica, porém sem deixar de lado a tradição de um nome sempre ligado ao pioneirismo.

 

                            Porsche

O brasão presente no logotipo da Porsche representa o estado de Baden-Württenberg. É lá que fica a cidade de Stuttgart, na Alemanha, sede da empresa. No centro, há um cavalo preto empinado, símbolo desta cidade, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local. Em 1949, um ano depois de ter sido fundada, a Porsche adotou definitivamente o emblema, desde então presente no capô dianteiro de todos os modelos de linha e nos carros de competição por ela fabricados.

 

                         Rolls-Royce

  Empresa inglesa que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo. Os “R” representados no logotipo da marca são alusivos aos sobrenomes dos fundadores: Charles Rolls e Frederick      Royce. Inicialmente estes “R” eram vermelhos, mas após a morte dos dois fundadores passaram a ser reproduzidos em preto como sinal de luto. A partir de março de 2012, a marca abre seu primeiro show-room no  Brasil, em São Paulo, e espera vender de 10 a 15 carrões por ano, o modelo mais barato custando a partir de R$ 2 milhões… Muita coisa no carro é ainda feita artesanalmente, com 30 pessoas cuidando de todos os  detalhes de um carro que leva um mês para ficar pronto e outros três a quatro para o acabamento e testes.


Volkswagen

Desde os primeiros tempos da Volkswagen, o logo com a letras V e W juntas dentro de uma “bolacha”, foi o símbolo da DAF (Deutsche Arbeitsfront), um tipo de sindicato da antiga fábrica Volkswagen GmbH.  Após a 2a Guerra  a companhia foi tomada pelo ingleses. O Major britânico Ivan Hirst decidiu que a partir de 1945 a “bolacha” com as letras V e W deveria ser o logo oficial da Volkswagen. Até hoje o criador deste logo é desconhecido. O logo da Volkswagen também foi adaptado continuamente às necessidades da marca e suas possibilidades técnicas. Essa contínua evolução continuou até 2000. A atual versão do logo da Volkswagen é usada desde então.  A cor azul  foi fortemente moldada à identidade da marca Volkswagen. Hoje é considerada por muitas pessoas como “a cor Volkswagen”. Ao lado do cinza metálico, o azul usado no logo Volkswagen é uma das cores primárias da marca. É  reconhecida como amigável, essencial e inovadora – características com os quais a marca se identifica estreitamente.



 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s