Você, como eu, devia ter essa dúvida, eh eh eh!

Finalmente esse grande mistério foi esclarecido. E não, eles não soltam os dejetos no ar assim que você aperta o botão da descarga no banheiro:

Os banheiros de avião utilizam um sistema de sucção a vácuo. Quando você aciona a descarga, uma portinha se abre, e o vácuo rapidamente suga os resíduos para fora do vaso sanitário. Assim, evitam-se odores desagradáveis.
Por isso faz aquele barulhinho de vuushhhhhh!. Daí, todos esses dejetos vão para uma reservatório na parte traseira do avião. Antes de chegar ao reservatório, o cocô é triturado. Além de deixá-lo mais compacto, isso evita entupimentos … se bem que nem sempre isso é possível!
Um voo Paris-Galeão teve que desviar para Fortaleza, em janeiro de 2024, porque um passageiro deixou um banheiro do Boeing da Air France impraticável (em linguagem mais polida), e o pessoal do aeroporto teve que fazer o serviço de QTU (limpeza de dejetos). Foi um número 2 de respeito…
No solo, os funcionários esvaziam o reservatório e descartam tudo no próprio sistema de esgoto do aeroporto.
Antes desse descarte, todo resíduo sólido ou químico é removido. E também, deve-se ressaltar que os reservatórios são projetados para evitar vazamentos e contaminação ambiental.
A superfície interna do vaso é antiaderente, e há um líquido azul que ajuda a desinfetar a privada: o Skykem, que deixa todo o esgoto azul.
Mas…
A gente sabe que acidentes acontecem. Quando o esgoto vaza para fora da aeronave, a substância congela com as baixas temperaturas, a mais de 10 mil metros de altura. Esses pedaços de xixi e cocô congelados se parecem com grandes pedras azuis, e recebem o nome Blue Ice (“gelo azul”, em inglês).

Há relatos de pessoas e construções que já foram atingidas por Blue Ice. Em 2007, blocos azuis caíram em uma casa em Leicester, no Reino Unido. Moradores da vila de Pakdaha, na Índia, também viram o “gelo” azul cair do céu, em 2016.
Veja só…
Então, o céu pode cair sobre as nossas cabeças, como temia Abracurcix, o chefe dos gauleses de Asterix!

Fontes:
super.abril.com.br

Deixe um comentário