As músicas dos Beatles que foram banidas da BBC

Published by

on

É interessante como uma banda que chegou ao fim há mais de 50 anos continue relevante. Seus dois membros sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Starr, estão por aí, gravando novas músicas e fazendo turnês pelo mundo (dizem que o Paul, que já veio ao Brasil 11 vezes para fazer seus shows, tirou seu CPF brasileiro…).

Outros sinais dessa permanência e interesse são os muitos documentários sobre os Beatles sendo produzidos recentemente. Começando com “The Beatles Eight Days a Week—The Touring Years”, do Ron Howard, passando por “McCartney 3, 2, 1”, e chegando ao megasucesso “Get Back”, do Peter Jackson.

Agora mesmo, acaba de ser lançado mais um, “Beatles ’64”, com produção do Martin Scorcese e que está na plataforma Disney +.

Não me arrisco a opinar sobre esse interesse constante e crescente (nos shows do Paul você vê as 3 gerações assistindo e se divertindo: o neto, o pai e o avô…).Deixo para os sociólogos, psicólogos, youtubers e outros profissionais mais capacitados.

A música deles, certamente, é que atrai esse novo público. Veja este caso recentíssimo, de novembro de 2024: a faixa From Us To You, lançada em 1964, levou a banda novamente ao top 10 das paradas! Foi um dos singles físicos (vinil) mais vendidos no Reino Unido!

From Us To You foi gravada ao vivo na BBC ainda no início do sucesso da banda. Pouco depois, foi lançada uma versão com poucas alterações intitulada From Me To You, que integra o álbum Twist and Shout (1964).

Falando em BBC, por mais que essa rádio britânica recebesse os rapazes no começo da carreira, e ajudasse diversas vezes a divulgar seus trabalhos para milhões de ouvintes, a coisa mudou ao mesmo tempo em que os Beatles (e seu público) mudavam.

Em meados da década de 60, Paul McCartneyJohn LennonGeorge Harrison Ringo Starr, que já eram conhecidos como representantes da contracultura daquela época, passaram a causar preocupação após a divulgação de que eles estavam começando a tomar LSD e usar outras drogas, que resultaram em algumas canções repletas de letras aleatórias.

Foi nesse momento que a BBC  decidiu banir de sua programação algumas músicas da banda, alegando que eles estavam abordando temas ilegais. Trouxe algumas delas aqui:

A maior candidata ao banimento! A BBC alegou que a banda estava fazendo uma referência ao LSD ao cantar sobre uma garota chamada Lucy que está vagando no céu com alguns diamantes – além de toda a mística envolvendo o título, Lucy in the Sky with Diamonds.

John se defendeu, dizendo que ela foi inspirada em um desenho que seu filho Julian trouxe para casa retratando sua colega de sala Lucy… Mas não adiantou…

Curiosamente, esta foi banida pela BBC muitos anos depois de ter sido lançada por conta de seus versos controversos…

A polêmica foi por causa deste trechinho: “You don’t know how lucky you are, boy/ Back in the U.S.S.R” (Você não sabe como você é sortudo, cara / De volta à URSS) e o banimento ocorreu pouco antes da dissolução da União Soviética, em 1991. A BBC emitiu a proibição em 1990, no início da primeira Guerra do Golfo, quase 22 anos após a música ter sido lançada!

Esta foi proibida por conta de uma pequena frase que faz uma referência vaga às drogas. Em um trecho, o grupo canta “Eu adoraria te deixar ligado”. Apesar do Paul inicialmente ter negado qualquer referência a drogas, mais tarde ele comentaria à revista Rolling Stone: 

“Essa foi a época de ‘Turn on, tune in, drop out’, de Tim Leary. E nós escrevemos ‘I’d love to turn you on’ (‘Eu adoraria te deixar ligado’). John e eu trocamos olhares cúmplices: ‘É, é uma música sobre drogas. Você sabe disso, não sabe?’ Sim, mas ao mesmo tempo, nossas coisas são sempre muito ambíguas e ‘turn you on’ pode ser sexual, então… vamos lá!”

Parece bobeira… aquela coisa de jovem querendo cutucar os mais velhos.

Bom, eles nem tinham chegado aos 30 anos!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.