Sempre fiz confusão com isso, mas agora eu entendi…

Reino Unido, Grã-Bretanha ou Inglaterra? Todos esses termos acabam causando certa confusão. Para compreender o que significa cada um deles, é importante observar o mapa-múndi e localizar a região das Ilhas Britânicas. Essas ilhas fazem parte de um arquipélago que fica à noroeste da Europa, separadas do continente pelo Canal da Mancha.

O mapa abaixo ajuda a entender:

Nesse arquipélago, existem algumas ilhas menores e duas ilhas maiores. A da direita é a Grã-Bretanha. A da esquerda é a ilha da Irlanda. Basicamente, a Inglaterra é um país, a Grã-Bretanha é uma ilha (composta por Inglaterra, País de Gales e Escócia) e o Reino Unido é uma parte maior disso tudo (em que entram todos os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte).

Veja algumas celebridades desses países:

Escócia

Sean Connery, o primeiro James Bond, 007.

Inglaterra

Caso não saiba, esses são os Beatles.

Irlanda

Cillian Murphy, embora tenha feito muito sucesso como o vilão O Espantalho em Batman: Begins, tornou-se mundialmente celebrado como Thomas Shelby, na série Peaky Blinders.

O nome completo do Reino Unido é ” Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, o que já ajuda a entender sua formação. É composto pelos países localizados na ilha maior da direita, a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) além da parte norte da ilha à esquerda, a Irlanda do Norte. Londres, além de ser a capital da Inglaterra, é também a capital do Reino Unido. Os outros países têm como capitais, respectivamente, Edimburgo, Cardiff e Belfast.

A Inglaterra, tecnicamente, é o país que deu origem a todos esses territórios. Ela faz fronteira com País de Gales e Escócia. Diferente dos outros países do Reino Unido, a Inglaterra não tem um governo próprio. Ela é governada diretamente pelo parlamento do Reino Unido.

País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, além de responderem a esse parlamento, também têm governos locais subordinados a ele. O atual monarca britânico, Rei Charles 3º, além de ser rei da Inglaterra, também é chefe de estado do Reino Unido.

Ops! Não era esse Ray Charles!
Agora, sim, esse é o atual monarca, o Rei Charles 3°

Mas além da geografia, existem as diferenças políticas, que foram determinantes para essas divisões territoriais e de nomenclaturas. Desta forma, a definição de Reino Unido é mais política do que geográfica.

A Inglaterra foi conquistando outros países e, então, criou-se uma lógica de reino, de unidade política. No final das contas, o Reino Unido é um império, assim como o império britânico, que se estendeu por diversos outros países do mundo.

Já a Ilha da Grã-Bretanha recebe esse nome por conta da continuidade cultural durante muito tempo com a Bretanha, uma península no norte da França. Os povos celtas dessa região se dividiam entre os que viviam na Bretanha e na Bretanha Maior, que depois ficou conhecida como Grã-Bretanha. Antigamente, esse termo era utilizado para nomear toda a região.

Este nome é utilizado para falar do país pois, quando as coroas da Inglaterra e da Escócia foram unificadas em 1707, apenas um Estado passou a controlar todas as ilhas. Esse Estado passou a se chamar Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, fazendo referência às ilhas. Porém, após a independência da República da Irlanda, em 1922, e a manutenção da parte norte da ilha sob soberania britânica, o nome oficial passou a ser Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

A Irlanda à qual nós geralmente fazemos referência, a mais famosa das duas, é a República da Irlanda, que tem como capital a cidade de Dublin. Esse país foi formado em 1922 após uma longa guerra de independência contra o Reino Unido, como resultado da Primeira Guerra Mundial.

No entanto, o distrito do norte da Irlanda ainda tinha influência mais forte do Reino Unido e optaram por continuar no reino. Isso deu origem à República da Irlanda (no sul da ilha) e à Irlanda do Norte, ainda ligada ao Reino Unido, cuja capital é Belfast.


Com as cores azul, vermelho e branco, a bandeira do Reino Unido tem como principal objetivo a representação da unidade. Ela foi adotada em 1º de janeiro de 1801.

De maneira simples, são diversas cruzes representadas na bandeira. Estão nela a de São Jorge, Santo André e São Patrício. Ainda hoje, países que foram colônias britânicas, como Austrália e Fuji, usam a bandeira soberana como referências nas suas próprias. O Canadá, por exemplo, usou a bandeira do Reino Unido até 1957, embora estivesse independente desde 1931.

Antes de tudo, é válido dizer que ela é considerada a bandeira mais antiga ainda em uso.
A “Union Jack”, como é muito chamada entre os britânicos, é tradicional e possui uma história antiga. Antes dela, a primeira bandeira foi criada em 1606, combinando referências inglesas e escocesas. A antiga versão é semelhante à atual, mas foi adaptada após a Irlanda do Norte também se agregar ao Reino Unido. Assim, formou-se uma nova bandeira que identifica os três países, mais o País de Gales.

Para encerrar, não vamos confundir as bandeiras do Reino Unido e a da Inglaterra. Isso porque um é o estado soberano, enquanto o outro é um dos países que o integra.

Esta é a bandeira da Inglaterra.

Fontes: Leonardo Paz, pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Gustavo Blum, mestre em Geografia pela UFPR e professor do curso de Relações Internacionais da PUC-Campinas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

citação da semana

“Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem por a culpa.”

~ Desconhecido

Designed with WordPress