Por causa da mudança climática

Uma estação de esqui nos Alpes vai fechar devido à ausência de neve e aos prejuízos econômicos associados, decidiram recentemente os habitantes de Seyne-les-Alpes, no sudoeste da França.
A mudança climática enfraqueceu a estação de esqui Grand Puy, administrada pela cidade, e composta por 24 quilômetros de pistas localizadas entre 1.370 metros e 1.800 metros de altitude.
Enquanto a França se prepara para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno nos Alpes em 2030, esta não é a única estação de esqui nesta cordilheira que poderá fechar.
A comunidade de municípios de Matheysine também concordou em acabar com os subsídios à estação Alpe du Grand Serre, que fechará após 85 anos de existência.
Os alertas sobre os prejuízos causados pela mudança climática no planeta, provocada pelo aquecimento global, estão sendo divulgados há décadas, mas quase nada vem sendo feito para minimizar esses efeitos.
O que podemos fazer?
As variações e fenômenos climáticos extremos são umas das principais causas do aumento da fome no mundo. Com o crescimento da população mundial, a produção de comida enfrenta o desafio de alimentar mais pessoas em meio a condições ambientais imprevisíveis.
Pelo menos nesse aspecto cada um de nós pode tomar ações rotineiras que podem ajudar.
1. Tenha uma dieta mais sustentável e diversificada

Tente comer uma refeição contendo leguminosas como as lentilhas, os feijões, as ervilhas e grão de bico, no lugar de uma refeição à base de carne. São necessários mais recursos naturais para produzir carne, principalmente água. Milhões de acres de floresta tropical úmida também são derrubados e queimados para transformar as terras em pastos para o gado.
2. Reduza o desperdício de comida

Um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado, por ano. Isso quer dizer também que são desperdiçados os recursos — como água, mão de obra, transportes — usados na produção. Compre apenas o que precisar, fazendo uma lista e estabelecendo as receitas e cardápios com antecedência, a fim de evitar as compras impulsivas.
Lembre-se que também é possível aproveitar as sobras e restos, que podem podem servir de ingredientes para outras receitas ou ser congelados para consumo futuro.
3. Use menos água
A água é o elemento fundamental da vida e, sem ela, não é possível produzir comida. Os agricultores precisam aprender a utilizar menos água para o crescimento das suas culturas. Mas você também pode proteger os recursos hídricos do planeta reduzindo o desperdício alimentar. Quando você joga fora a sua comida, você desperdiça a água necessária para a sua produção. Você sabia que são necessários 50 litros de água para produzir uma laranja?
Você também pode reduzir o desperdício de água tomando banhos mais curtos e fechando a torneira ao escovar os dentes.
4. Conserve os solos e a água

Alguns resíduos domésticos são perigosos e não devem nunca ser jogados fora numa lixeira comum. São itens como pilhas, tintas, celulares, remédios, produtos químicos, fertilizantes, cartuchos. Eles podem infiltrar o solo e acabar em reservas de água, contaminando recursos naturais que possibilitam a produção de comida.
Isso sem falar no plástico — estima-se que um terço do plástico produzido no mundo está no solo. Reduza sempre que possível a utilização de plástico, para manter os solos limpos.
Preservar e conservar
A conservação dos ecossistemas é essencial para garantir o equilíbrio e fluxo dos serviços ambientais que sustentam a vida no planeta, incluindo o sequestro de carbono da atmosfera e a purificação da água.

O meio ambiente pode ser protegido basicamente de duas formas: pela conservação ou pela preservação.
Quando se fala de conservação, tratamos do uso consciente e racional dos recursos naturais pela humanidade.
A preservação se refere à natureza permanecendo intocada, sem qualquer ação humana no sentido de explorar suas riquezas.
Como exemplo de conservação, temos as florestas de manejo sustentável, nas quais o desmatamento é controlado.
E toda e qualquer reserva, parque natural, Área de Preservação Permanente ou Área de Proteção Ambiental são espaços de preservação.
O Brasil tem atuado nisso e temos vários parques e reservas naturais que são, inclusive, classificados como Patrimônios Mundiais da Humanidade.
Saiba quais são eles, além de todos os outros nossos Patrimônios Mundiais, no e-book “Riquezas dos Brasil”, disponível na Amazon. Muito útil, inclusive, para trabalhos escolares.

Fontes:
UOL
ONU
fia.com.br

Deixe um comentário