A FOTO… ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Há aquele clichê: ” A realidade parece ficção”… Pois é…

Essa foto impressionante é do dia 8 de outubro de 1940… No dia anterior, Londres havia sofrido outro terrível bombardeio por parte dos alemães. Uma das coisas que me chamou atenção na foto foi que o menino sentou-se na livraria destruída para ler seu livro, e não o pegou para levar para casa… talvez porque nem tivesse mais casa…

(a propósito, o livro que ele lia era “The History of London”, segundo apurei…)

Para fins de contextualização, abro um parêntese aqui e falo um pouco desses bombardeios…

O objetivo desses ataques, que duraram cerca de oito meses, era minar o moral do povo britânico e facilitar uma potencial invasão da Grã-Bretanha. Mas esse objetivo não foi alcançado e Hitler redirecionou seus esforços para o leste da Europa, invadindo a Rússia. Mas o ditador nazista não desistiu de atacar a ilha britânica: em 1944, ele lançou as bombas voadoras V1 e V2 mais uma vez sobre Londres… fecha parêntese.

Voltando, quando me deparei com a foto do menino diante da livraria destruída, imediatamente me lembrei de um episódio da primeira temporada do seriado cult “Além da Imaginação”, de 1959. E fiquei pensando se o criador da série, Rod Serling, por acaso não teria visto essa foto e ela o tivesse inspirado…

Devo abrir outro parêntese, afinal, muita gente não deve conhecer esse seriado…

The Twilight Zone (Além da Imaginação) sempre trazia histórias de ficção científica, suspense, fantasia e sobrenatural, e fez sucesso no mundo todo. Sua abertura, narrada pelo próprio Rod Serling, tornou-se um clássico:

“Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação”.

Fechando o parêntese…

O episódio em questão – quem sabe inspirado pela foto acima – “Enfim, tempo suficiente” (Time Enough at Last), conta a história de um bancário humilde e franzino, usando óculos fundo de garrafa, cujo único prazer na vida é a leitura. Mas ele é tão obcecado por ler que isso atrapalha sua vida social e profissional. O cara lê de tudo, bula de remédio, livros, jornais, cartazes na rua… no banco, está sempre com um livro debaixo do balcão… Prejudicando seu desempenho e irritando seu chefe.

Em casa, ele só quer saber de ler e sua esposa o proíbe de fazer isso, risca seus livros, enfim… o pobre Henry (interpretado por Burgess Meredith, mais tarde o treinador de Rocky Balboa) só queria um lugar sossegado para curtir seus livros. Um dia, pensando em ler em paz, se esconde no cofre do banco, longe do chefe, sem imaginar que uma bomba poderosa iria destruir o planeta.

Ele se vê como o único sobrevivente e, ao sair vagando em meio aos escombros da cidade, descobre as ruínas da biblioteca pública e seus milhares de livros ainda intactos. O paraíso para Henry! Milhares e milhares de livros lhe esperando e todo o tempo do mundo para ler e sem ninguém para lhe perturbar… Seria terrível se algo acontecesse para evitar que ele finalmente desfrutasse de uma paz literária, não é?

Não vou contar mais porque há diversos episódios da série disponíveis pela internet, incluindo este que eu cito, e não quero estragar o final.

Mas veja um trailer para lhe aguçar o paladar:

Revi o episódio e fiquei me perguntando: será que o menino da foto teve um final diferente do Henry?

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

2 comentários em “A FOTO… ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: