O Dia dos Namorados no Brasil nasceu em São Paulo

“Não é só com beijos que se prova amor”, dizia a campanha publicitária pioneira na celebração

Em muitos lugares do mundo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim, bispo católico no terceiro século que celebrava casamentos em período de guerras, apesar da proibição do Império Romano. A tradição começou nos países anglo-saxões, mas passou a ser seguida inclusive por países de língua portuguesa, como Portugal e Angola.

Por que no Brasil, então, a data é comemorada no dia 12 de junho?

O “culpado” disso foi o pai do governador João Doria, o publicitário Agripino da Costa Doria Neto.  Vamos colocar as coisas no contexto da época, e que continua valendo atualmente: há questões de calendário, afinal, 14 de fevereiro costuma ser próximo ao Carnaval, e 12 de junho é véspera do dia de Santo Antônio, considerado pela tradição como “casamenteiro”. E aí, uma coisa puxou a outra…

Tudo começou em junho de 1949. O publicitário era diretor da agência de propaganda Standard, e um de seus clientes mais importantes era um grande magazine, A Exposição Clipper.

O desafio proposto pelo cliente era claro: as coisas não estavam indo muito bem, e a loja deu a missão, então, de criar novas estratégias para aquecer as vendas.

Já haviam tentado de tudo, mas sem grandes resultados… Por exemplo, divulgar pelos jornais que o magazine estava localizado num ponto da cidade de muito fácil acesso, “a 3 minutos de bonde!”.

O pai do futuro governador entrou em cena com sua equipe e percebeu que ali havia uma oportunidade comercial: junho era um mês fraco em vendas porque não tinha nenhuma data comemorativa… em maio, temos o Dia das Mães, em agosto, Dia dos Pais, em dezembro, Natal… e em junho?

Foi então que o Doria pai, lembrando-se do Valentine’s Day nos outros países, veio com a ideia de importar essa data. O dia 12 de junho foi escolhido como Dia dos Namorados justamente por ser véspera da festa  de Santo Antônio, conhecido por ser um santo “casamenteiro”.

 

O slogan desenvolvido por Doria era claro nesse sentido. “Não é só com beijos que se prova amor”. A campanha foi apoiada pela Confederação do Comércio de São Paulo e as vendas foram realmente alavancadas.

Veja algumas outras peças dessa campanha vitoriosa, que inclusive ajudou a agência a ganhar o prêmio de “Agência do Ano”.

A ideia, a partir de então, se espalhou por todo o país.

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

UOL

F. de S. Paulo

Wikipedia

dosepublicitaria.com/ Elidio Santos

Publicado por Julio

Uma pena eu não ter nascido herdeiro ou milionário. Pois tenho um grande potencial pra isso.

2 comentários em “O Dia dos Namorados no Brasil nasceu em São Paulo

  1. O marketing tem sua importância nesse tipo de ação. Gera faturamento, empregos, impostos, etc.

    Parabéns ao Agripino .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: