O Predador está voltando

Isso mesmo, em setembro de 2018, um dos filmes mais icônicos do cinema – e um dos maiores sucessos de Arnold Schwarzenegger – vai estrear seu reboot.

(Reboot, ou reinicialização, é o nome que se dá a uma nova versão de uma obra. Um reboot difere do remake e do prequel, que normalmente são consistentes com o universo previamente estabelecido).

O Predador 2018 teve sua estreia adiada porque o estúdio foi obrigado a refilmar algumas sequências, já que o filme não foi muito bem recebido nas exibições de teste. Leia a sinopse: “Um menino ativa o retorno dos predadores, agora mais fortes e inteligentes do que nunca, para a Terra. Ex-soldados e um professor de ciências se juntam para lutar contra essa ameaça e proteger o futuro da raça humana”. Não parece um filme muito promissor, concorda?

Cena do “Predador 2018”

Já o original, lançado em 1987, é um clássico dos filmes de ficção-científica. A então nova produção de Arnold Schwarzenegger trazia um dos maiores vilões do cinema, efeitos especiais surpreendentes e uma trilha sonora marcante. E também trazia um futuro meme, “Get to the Choppa!”, uma trolagem com o sotaque austríaco do astro e que virou sinônimo de perigo nas redes sociais.

Só para entender o que está acontecendo, o major Alan “Dutch” não está na melhor das situações. A tentativa de resgatar um ministro das mãos de guerrilheiros em uma floresta da América Central não saiu como previram. Alguns companheiros já foram caçados pelo alien e os que restaram estão na mira do monstrão. A única salvação é o helicóptero que está chegando para salvá-los. Ao tentar avisar a personagem Anna para seguir até o caminho seguro, Schwarzenegger berra “Get to the chopper” (Vá até o helicóptero!). O característico sotaque do ator transformou a cena em um bordão cômico, e na internet se usa para qualquer sinal de ameaça.

“Predador” foi indicado ao Oscar de efeitos visuais, principalmente por revolucionar a indústria da época. A empresa responsável por cuidar do extraterrestre foi a R/Greenberg Associates, que bolou uma forma do personagem ficar “invisível” na floresta. O ator Kevin Peter Hall gravou as cenas como o monstro usando uma roupa vermelha brilhante. O contraste com o verde foi removido através do chroma key, deixando uma área em branco. A mesma cena foi repetida sem o ator e com uma lente maior. Combinados, os takes formavam uma silhueta que dava para perceber a presença do monstro, mas ainda sem identificá-lo com facilidade. Ficou sensacional e aterrorizante!

Um dos personagens mais assustadores dos últimos 30 anos, o Predador virou um ícone. O longa original ganhou uma continuação em 1990, uma disputa bem sem graça contra o Alien em 2004 e 2007, um reboot em 2010 com a Alice Braga no elenco, e volta agora em setembro, em novo reboot. O alienígena é extremamente forte, fica invisível e tem uma arma de plasma. Para completar, é uma entidade inteligente e tecnológica, que ainda ainda pode ver suas presas pela visão de calor.

Schwarzenegger estava bem acompanhado no elenco: Carl Weathers (Dillon), Bill Duke (Mac), Jesse Ventura (Blain), Sonny Landham (Billy) e Elpídia Carrilo (Anna). Algumas das melhores cenas são justamente do exército de “Dutch”, como quando Mac espera pacientemente algo sair da floresta enquanto passa uma lâmina de barbear na lateral da cabeça raspada e quando Billy rasga o peito com uma faca antes de ser atacado pelo Predador.

Bonecos colecionáveis do filme “Predador”

“Predador” teve um orçamento de US$ 15 milhões e arrecadou quase sete vezes mais apenas nas bilheterias. O crítico Marc Benardin, do “Entertainment Weekly” colocou a produção como o 22º melhor filme de ação da história.

Há quatro anos, o personagem de Schwarzenegger e o vilão do filme viraram “action figures” realistas, no mesmo ano em que a produção foi comercializada em 3D em Blu-ray.

E não importa a evolução dos efeitos digitais (CGI), o “Predador” com o bom e velho Schwarza é o melhor de todos. E parte do sucesso se deve a alguns fatos curiosos:

  • A ideia do filme foi inspirada em uma piada. Durante o lançamento de Rocky IV (1985), existia uma conversa em Hollywood que o próximo oponente de Rocky seria um alienígena…
  • A trama original tinha “Dutch”enfrentando o Predador sozinho. Nosso Schwarza achou que isso era uma péssima ideia e sugeriu a inclusão de uma equipe.
  • Inicialmente o Predador seria parecido com um inseto magro de olhos esbugalhados, mas o diretor John McTiernan não gostou do resultado. Em meio às mudanças, Arnold Schwarzenegger sugeriu Stan Winston, que tinha criado o famoso esqueleto em O Exterminador do Futuro (1984).
Modelo original do Predador
  • O filme quase recebeu o título de Hunter (Caçador). A mudança aconteceu após a alteração do visual do Predador.
  • As locações para a selva fictícia de Val Verde ficam localizadas em Puerto Vallarta e Palenque, no México. No entanto, toneladas de folhas falsas tiveram que ser adicionadas para que realmente parecesse uma selva.
  • Jean-Claude Van Damme seria o cara usando o traje do Predador. Mas há vários boatos sobre isso não ter se concretizado; alguns dizem que foi demitido por reclamar demais sobre a roupa, outro afirma que desistiu por descobrir que não seria creditado e o terceiro teria relação com a sua altura, baixote demais para ser páreo pro Exterminador, digo, Schwarza.
  • Interromper a produção para redesenhar o Predador foi o suficiente para a equipe editar uma hora de filme e mostrar ao estúdio. Gostaram tanto do resultado, que aumentaram o orçamento para criação de sequências de ação mais elaboradas.
  • A nova versão do visual do Predador não foi muito divertida para Kevin Peter Hall. O traje final chegou próximo dos 90 quilos!

Vamos aguardar e ver se o novo reboot do Predador faz justiça ao clássico…

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

UOL

Wikipedia

cinepop.com.br

canaltech.com,br

sintoniza.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.