Era 1983.

Morrem Clara Nunes e Garrincha, além de Janete Clair e Altemar Dutra.  Nelson Piquet se torna bicampeão mundial da Fórmula 1 e prendem em São Paulo o mafioso  italiano Tommaso Buscetta, considerado um dos maiores traficantes de drogas do mundo. (eu me lembro o que saiu de piada com o sobrenome do bandidão…). A CUT é criada em S. Bernardo do Campo (SP) e o governo maxidesvaloriza a moeda pela enésima vez (era o cruzeiro) e o país sofria com inflação em alta, incríveis 200% ao ano!

Bill Gates começa a dominar o mercado de software. O mundo descobria as cores fluorescentes e tudo era verde-limão: neons, propagandas de tv, mochilas e shapes de skate. Em 1983, o primeiro objeto criado pelo homem ultrapassa as fronteiras do sistema solar: a sonda Pioneer 10, e foi nesse ano que brinquedos como o Cubo Mágico e a boneca Moranguinho, lançada naquele ano, faziam um sucesso escandaloso e toda criança queria um.

Foi lançado no Brasil o Atari, primeiro videogame a se popularizar em todo o mundo, e na TV,  estreava a Rede Manchete e um programa infantil com uma apresentadora loirinha chamada Xuxa. O Flamengo foi o campeão brasileiro de futebol.  Milhares de desempregados promovem uma onda de saques ao comércio da cidade de São Paulo…

Em outubro, ocorre a invasão de Granada pelas forças norte-americanas. Ronald Reagan defende a intervenção com a necessidade da defesa dos interesses norte-americanos contra o golpe de estado que tinha derrubado o governante pró-americano.

Essa foi a primeira grande operação realizada pelo exército dos Estados Unidos desde a Guerra do Vietnam. A luta durou vários dias e o número total de tropas americanas alcançou cerca de 7000 combatentes, aos quais se juntaram 300 combatentes da OEA. As forças invasoras encontraram 1500 soldados granadinos e cerca de 600 cubanos, a maioria dos quais engenheiros militares. Fontes oficiais dos Estados Unidos afirmavam que os defensores estavam bem preparados, bem posicionados e opuseram forte resistência, o que obrigou os americanos a pedir reforços na tarde de 26 de outubro. Porém, a superioridade total naval e aérea das forças invasoras (incluindo helicópteros e artilharia naval de apoio) era indiscutível.

A Compaq lança o seu primeiro microcomputador.

Na Região Nordeste, 1983 será lembrado como o ano em que a seca chegou ao auge. Tendo começado em 1979, a supermega blaster seca deixou milhares de famílias desabrigadas sem água e as mulheres e as crianças foram as que mais sofreram com a estiagem.

revista-veja-n-791-783-o-guerra-ataque-urss-jumbo-coreano-15045-MLB20095702001_052014-F

Foi um ano tenso. Um avião da companhia sul coreana KAL foi derrubado por jatos interceptadores soviéticos, ,por ter invadido o espaço aéreo. Todos os 269 passageiros morreram.

Com uma trama recheada de comédia,  a novela “Guerra dos Sexos”, de Sílvio de Abreu, revolucionou o horário com um ritmo alucinante e elenco de primeira, encabeçado por Fernanda Montenegro e Paulo Autran e a antológica cena em comédia pastelão no café da manhã.

E a música do ano – e que incrivelmente ainda toca hoje e com o mesmo sucesso, provando que coisa boa não tem data – foi “Menina Veneno” de Ritchie, que hoje tem um estúdio e uma gravadora e faz trocentos shows pelo país.

Uma resposta para “Menina Veneno”.

  1. Olha faz tanto tempo que nem me lembrava mais de como a vida nos prega peça. É por essas e outras que muitos dizem, “coitado estava no lugar errado na hora errada”, quando ocorre um problema.
    Ao ler “Tommaso Buscetta” me veio a lembrança de estar com um amigo que tinha uma banca de jornal dentro de um condomínio na Barra da Tijuca (Barramares) onde me apresentou um de seus melhores clientes, sim, Tommaso Buscetta, que deixava sempre o troco como gorjeta das revistas e jornais que comprava na banca. Eta mundinho…

    Deve haver algo sobre ele no histórico do condomínio, se interessar aqui vai o link.
    http://www.condominiobarramares.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência