BMW Gina – O carro feito de Pano…

BMW cria conceito com carroceria de pano

A busca por carrocerias cada vez mais leves é um dos grandes desafios dos projetistas de automóveis. Alumínio, titânio e fibra de carbono são os materiais mais utilizados na criação de um veículo, mas por que não utilizar tecido? Foi justamente isso que a BMW fez com o seu novo carro conceito. Chamado de GINA Light Visionary Model, o modelo, uma espécie de Z4M de pano, segue o que a marca chama de “design orgânico”.

Capaz de mudar de forma, o carro futurista possui um chassi composto por cabos de alta resistência e barras de fibra de carbono. Por baixo dos panos (sem trocadilho), a BMW afirma que o GINA – sigla em alemão para Geometria e Funções Adaptativas – possui uma série de pequenos motores elétrico-hidráulicos, responsáveis pelas mudanças no formato da carroceria. Os faróis, tanto frontais quanto traseiros, ficam escondidos sob o tecido quando estão apagados e abrem-se como pálpebras ao serem acionados, imitando os movimentos do olho humano.

Apesar do aspecto metálico do tecido que cobre o chassi, pequenos detalhes pelo carro denunciam o material alternativo. Ao abrir as portas vê-se claramente o tecido, que fica enrugado. O acesso ao motor é como abrir uma jaqueta, porém, no lugar de um zíper, motores elétricos cuidam da abertura do capô. Mesmo sendo algo impensável para os tempos atuais, a BMW afirma que a solução pode ser usada na indústria.

Quem diria que mecânicos do futuro seriam substituídos por costureiros…

Veja mais aqui, neste video.

Com a colaboração do brotha Zé Inácio. 
Anúncios

2 pensamentos sobre “BMW Gina – O carro feito de Pano…

  1. só umas perguntinhas,
    em caso de incendio o tecido é aprova de fogo?
    e em caso se chuva, ele encharca?
    e precipitaçã de granizo?
    ele é isolante termico? é pq na alemanhã tb neva né?
    é resistente a impacto? em alta velocidade uma simples pedrinha vira um projétil.

    como ficam essas questões???

    agradeço

    Curtir

  2. Bom, Davi, pelo que pude ler sobre o assunto, se chover ou nevar você não precisará arrumar um espaço na secadora ou no varal, pra pendurar o carro: a trama do tecido consegue repelir água e não ficará amarrotado ao secar, pois os cabos feitos em metal e carbono conseguem esticar a carroceria de maneira eficiente. Segundo a BMW, esse tecido faz do carro tão resistente quanto qualquer outro… E sabe o que é mais legal? Você vai poder “trocar o carro de roupa” quando se cansar da que estiver usando…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s