A Interpol foi notícia no Brasil há poucos meses porque está procurando 178 cidadãos brasileiros acusados de diversos crimes, como lavagem de dinheiro, sequestro, tráfico de drogas e outros.

  • A Interpol é considerada pelos especialistas uma das 5 melhores polícias do mundo.

cq5dam.web.1280.1280

Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida pela sua sigla Interpol (International Criminal Police Organization), é a maior organização policial do mundo, com a participação de 188 países membros. Na verdade, é uma organização que ajuda na cooperação das operações policiais dos países membros e foi criada na Áustria em 1923, pelo chefe de polícia de Viena. Quando o país foi anexado pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, a Interpol foi comandada por oficiais da SS até o final da guerra. Hoje, sua sede é em Lyon, na França, e a Interpol não se envolve em crimes ocorridos em países que não sejam membros e nem em crimes políticos, religiosos ou raciais. Sua maior ênfase atualmente está no combate ao tráfico de drogas e contrabando.

  • Entre as 5 melhores está também a Polícia Montada do Canadá.

Os Mounties, como também são conhecidos, é a única corporação policial no mundo que mantém o policiamento federal, estadual e municipal numa só organização. Criada em 1920, ela ajuda também as polícias provinciais, como em Quebec e Ontario, e suas atribuições são o combate ao crime de fraudes, falsificações, tráfico de drogas, homicídios, policiamento de fronteiras, crime organizado, terrorismo e segurança interna, patrulhando também os portos e aeroportos.  Fornece também proteção ao Primeiro Ministro, ao Governador Geral e suas famílias e residências. Cuidam também da proteção ambiental e dos parques nacionais. O salário inicial de um polícia montada equivale hoje a R$ 6.500,00…

  • A Scotland Yard é a mais antiga força policial avaliada entre as 5 melhores do mundo.
 Criada em 1829, a Scotland Yard deve seu nome, ou melhor dizendo, sua alcunha (já que o nome oficial é Polícia Metropolitana de Londres, ou simplesmente Metro) à sua primeira localização, a Great Scotland Yard, uma rua situada em Whitehall. Talvez seja a polícia mais conhecida do mundo, por conta de ter aparecido em inúmeros filmes e livros, como as histórias de Sherlock Holmes. Dos mais de 32.000 policiais de Londres e da Grande Londres, apenas 3.000 portam armas. O princípio institucional que justifica o desarmamento da polícia britânica é o que situa a atuação policial como eminentemente mediadora, e não como mera força de repressão do Estado. E 82% dos policiais consultados preferem não portar armas, no máximo o taser (arma que dá choque elétrico).
  • Outra organização policial muito bem avaliada é a LAPD (Departamento de Polícia de Los Angeles).
 Grande parte das polícias do mundo vão treinar com os oficiais da LAPD, especialmente com a SWAT.  A cidade de Los Angeles, com 4 milhões de habitantes, conta com um contingente de mais de 10.000 policiais e mais de 3.000 voluntários. Los Angeles era famosa pela violência durante a conquista do Oeste e, em 1883, a população organizou uma força policial para ajudar os poucos policiais já existentes, os Rangers. Anos depois, os Rangers foram substituídos por uma força de voluntários e o primeiro corpo efetivo pago pelo município foi criado em 1869: 6 homens chefiados por um delegado (marshall).  Somente em 1933 a polícia foi organizada nos moldes em que atua até hoje, com os blues (os policiais de uniforme azul) e os detetives.
  • A quinta força policial considerada entre as melhores do mundo é a Polícia de Vitória, na Austrália.
 Criada em 1853, conta hoje com 14.000 integrantes, para uma população de 5 milhões de habitantes. Além de policiamento preventivo, uniformizado, eles atuam também na investigação criminal, nos moldes da LAPD. Suas unidades são um esquadrão de homicídios, outro anti-drogas, um departamento contra o crime organizado, de pessoas desaparecidas, contra roubos de veículos, uma divisão contra crimes sexuais, outra de proteção à criança e adolescência e um CSI da vida, com peritos criminais. Além disso, há os esquadrões de patrulhamento aéreo, de explosivos, patrulha rodoviária, uma unidade de cavalaria, outra de busca e salvamento, SWAT e polícia marítima.
O armamento padrão utilizado por todas as unidades é a pistola semi-automática .40 Smith & Wesson.
10211110

NOTA

A pistola .40 foi criada nos anos 70 a pedido do FBI. Isso aconteceu depois de uma perseguição em que dois agentes foram mortos por fugitivos. Como um dos criminosos levou 12 tiros antes de parar de atirar, a polícia percebeu que precisava de uma arma com maior poder de parada – e desenvolveu a .40. O governo de São Paulo informou, em 2011, que trocaria todos os velhos “trezoitão” usados pela PM por semi-automáticas .40 fabricadas no Brasil pela Taurus. 

 

9 respostas para “As 5 melhores polícias do mundo”.

  1. Treinados para matar ou com licença para matar. Muitos trabalham e ralam para deter a violência prendendo sem dar um tiro e a merda da justiça brasileira vai e põe na rua poucas horas depois.
    Resultado disso?
    A polícia passa a ser bandida, se converte ao crime charqueando traficantes com o chamado “arrego” e as pessoas de bem com as ameaças ou plantando situações.
    Aprendi a não gostar de ninguém que usa armas, nem policia, nem bandido.
    Sou a favor da vida, sou a favor da orientação apos a prisão e não da humilhação e do roubo aos parentes dos detentos.
    Enfim enquanto essa regra não mudar, vamos ainda ver muito sangue derramado, seja com .40, AK47, e sabe se lá quantas outas não existam.
    Tudo se tornou uma industria do crime, da propina e quem não entra no esquema torna-se notícia na primeira esquina. 😦

    Curtir

    1. Avatar de Heylel Ben-Shachar
      Heylel Ben-Shachar

      Trabalhe na prevenção levando todos par sua casa e educano-os!

      Curtir

    2. Que bosta , a PF não consegue nem ao menos prender esses lixos corruptos do brasil !!

      a PIOR Policia do Mundo é a do Brasil!

      Curtir

  2. Eu sinto muito, mas a P.F, sendo judiciária ou ostensiva, desbanca qualquer uma dessas daí!
    P.F, Orgulho nacional!!!

    Curtir

  3. Os policiais do rj são os mais corajosos do mundo. Pra ganhar uma merda de salário e subir morro e encarar bandido com fuzil são uns heróis.

    Curtir

    1. Tem toda razão. Eles são os heróis, e não jogadores de futebol, chamados sempre de “heróis” pelos narradores e comentaristas.

      Curtir

  4. Queria saber quais são os dados objetivos e científicos para se fazer uma avaliação dessas. Cada polícia com suas circunstâncias!( Estrutura, ingerência política, criminalidade etc). Impossível aferir isso!

    Curtir

  5. JÁ A PM DE SP E RJ, TEM QUE TRABALHAR DEZARMADA, PELOS INOCENTES QUE MORREM DE GRAÇA NAS AÇOES DA POLICIA.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tendência